O podcast é uma mídia que vem crescendo cada vez mais atualmente, e a maioria das pessoas já sabe o que é um podcast. Sendo assim, obter um engajamento com podcast pode ser muito interessante para seu negócio.
Graças a internet, esse tipo de mídia ganha muita visibilidade, porque é uma opção muito criativa e moderna, o que atrai muitas pessoas todos os dias.
Além disso, quem tem o costume de escutar podcast, costuma ser bem fiel ao programa, e sempre está lá procurando por novos episódios.
Por isso, criamos este artigo para que você entenda melhor sobre o engajamento com podcast e como essa ferramenta é poderosa para trazer retornos muito positivos!
Por que as pessoas se interessam por podcasts?
Primeiro, é preciso entender que, pessoas não gostam de marcas, elas gostam de outras pessoas, ou seja, quanto mais humano for o seu contato com alguém, mais chances da pessoa se interessar pelo o que você tem a oferecer.
E é exatamente isso que acontece com os podcasts. Por serem programas feitos similares a uma rádio, as conversas são feitas de forma muito descontraída, expondo notícias, ideias e opiniões sem toda aquela formalidade.
E isso, hoje em dia, é uma forma muito inteligente e moderna de criar um engajamento. Além disso, uma outra coisa que as pessoas gostam muito é de entender e conversar sobre as notícias do momento.
E é isso que a maioria faz para criar um engajamento com podcast, seja para gerar tráfego para um site, divulgar empresas ou para criar um engajamento para o próprio podcast.
Por que o podcast está se tornando tão popular?
Além do que acabamos de ver sobre como um podcast pode ser leve, informal e atual, ele é popular porque é uma mídia que trata de assuntos de forma direta. Você deve estar se perguntando: mas como assim de forma direta?
Bom, de maneira bem simples, o podcast é famoso por ser composto de vários episódios, e cada episódio fala sobre um assunto. Sendo assim, é muito fácil para um ouvinte escolher exatamente o que quer ouvir.
No podcast, o ouvinte apenas escolhe o episódio que ele quer ouvir naquele momento, além disso, o ouvinte pode escutar esse episódio aonde ele estiver, em casa, no caminho para faculdade, no trabalho e assim por diante.
Isso é muito semelhante a plataformas como Netflix e Youtube, onde você pode assistir os vídeos, filmes e séries na hora que você bem entender, diferente dos programas de tv, que tem hora e dias certos para serem exibidos.
E isso é muito interessante, pois com a vida agitada que temos hoje em dia, quem é que tem tempo para ver um programa de tv exatamente na hora que ele está passando? Quase ninguém, não é?
A simplicidade do podcast
Como já vimos, o podcast é semelhante a um canal do Youtube, onde você escolhe o que quer assistir, porém, para assistir um vídeo, você precisa pelo menos olhar a para tela do celular, tablet ou computador.
Para assistir um podcast, a única coisa a se fazer, é apertar o play. Simples, não é?
O engajamento com podcast é uma das estratégias mais simples, porque as pessoas gostam de coisas simples, e quanto mais direto e prático for, melhor para o ouvinte.
Além disso, no meio de toda essa simplicidade, o podcast é conhecido por convidar pessoas experts no assunto que será abordado em cada episódio, isso ajuda a trazer autoridade para o programa, atraindo cada vez mais ouvintes.
Mais de 40% dos usuários da internet ouvem podcast
Para você ter uma ideia da dimensão que o podcast está tendo, uma pesquisa viu que, mais de 40% dos usuários da internet também ouvem algum tipo de podcast, e com base nesses números, 20% desses usuários são ouvintes fiéis.
Esse número tem base nos 115 milhões de usuários frequentes da internet, e foi visto que mais de 45 milhões sabem o que é e já ouviram podcast. Além disso, foi visto que os jovens são muito engajados e empolgados com os podcasts.
Ainda com base nessa pesquisa, um pouco mais de 15 milhões de internautas são ouvintes fiéis de algum podcast, e entre as plataformas mais usadas para ouvir os programas, estão o Podcast do ITunes e o Spotify.
O podcast está se tornando a mídia do engajamento
Se você ainda não se convenceu de que o podcast pode ser a mídia que irá te trazer o engajamento perfeito e ouvintes fiéis, talvez você mude de ideia ao ver mais números.
Segundo outras pesquisas, as pessoas estão se engajando com o podcast porque elas sentem uma ligação com o programa, que vai muito além do contato através das vozes.
Além disso, um pouco mais de 75% dos ouvintes afirmam que ouvem podcasts porque sentem muita qualidade nos conteúdos, além dos assuntos abordados, que são muito relevantes.
Já 74% dos ouvintes afirmam que o podcast é a melhor mídia porque pode ser assistido a qualquer momento e em qualquer lugar, bastando apenas ter internet e um celular.
Podcast não é apenas sobre negócios
Um outro motivo que te leva a um bom engajamento com podcast, é o fato dos podcasts não serem apenas sobre o seu negócio. Mas o que isso quer dizer?
Bom, para um podcast realmente ter um bom engajamento, ele precisa abordar assuntos que atraiam o interesse do público, e não só fazer propaganda da sua empresa.
O podcast é uma mídia informativa, porém, também é uma das principais mídias de entretenimento. Sendo assim, o conteúdo precisa ser interessante, leve e fluido, para prender a atenção do seu público.
Conclusão
O engajamento com podcast está sendo uma ótima opção para interagir com o seu público alvo, além disso, essa ferramenta também pode ser usada para engajar colaboradores, como os podcasts corporativos.
Sendo assim, se você quer ter um bom engajamento em todos os sentidos, pense que o podcast é um investimento de custo baixo, e com muitos resultados a longo prazo.