O mercado de trabalho sem dúvidas está cada dia mais disputado, e sendo assim, as empresas, na hora da escolha de um funcionário novo, precisam ser certeiras, para não errar a contratação.
Porém, todo o processo com funcionários novos não para apenas na entrevista e na hora da contração. É preciso entender que esse colaborador novo terá dificuldades, afinal, é um ambiente novo para ele.
Sendo assim, é preciso pensar em como esse colaborador irá se desenvolver no ambiente da sua empresa, ou seja, é necessário realizar o processo de onboarding.
O podcast no processo de onboarding pode ser uma ótima ferramenta para ajudar novos colaboradores com o novo emprego.
Por isso, vamos falar neste artigo, sobre o podcast no processo de onboarding e como isso pode trazer resultados positivos para sua empresa e para os seus colaboradores.
O que é onboarding?
Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre onboarding e entender por que ele é tão importante para uma empresa.
Imagine que você acabou de contratar um colaborador novo para sua empresa, e agora, você precisa ao menos apresentar a empresa para ele, explicar como algumas coisas funcionam e entre outros detalhes.
Porém, não baste apenas andar pelos corredores da empresa, mostrando os setores e o apresentando para os outros colaboradores. É preciso integrar o colaborador novo na sua equipe.
E é justamente isso que é o onboarding. É uma forma de você envolver aos poucos os novos colaboradores com os valores da sua empresa, com seus colegas de trabalho, com sua nova rotina e etc.
Na tradução literal, onboarding significa “a bordo” ou então “no embarque”. É como se seus novos colaboradores fossem novos passageiros a bordo de seu navio.
A importância do onboarding
O onboarding, além integrar os novos colaboradores com a equipe, tem também a função acolhedora, ou seja, para que haja uma boa adaptação e um bom engajamento do colaborador com o resto da empresa.
Além disso, também é importante que o novo colaborador seja acompanhado e treinado, pois por mais que ele seja perfeito para a função, cada empresa trabalha de uma forma diferente.
Sendo assim, é preciso que haja essa parte de treinamento, para que ele se acostume com as novas funções que ele irá exercer.
O podcast para o onboarding
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o onboarding e a importância desse processo para uma empresa, é hora de entender melhor como o podcast no processo de onboarding pode ser útil para suas contratações.
Explicar todos os detalhes da empresa pode ser muita informação para pessoas que acabaram de começar em seu trabalho novo.
Sendo assim, ter uma ferramenta para te ajudar a fornecer essas informações é fundamental. E, podcast é uma ótima ferramenta para te ajudar no processo de onboarding.
Além disso, o podcast é muito simples de ser gravado, além de ser muito econômico, o que é ótimo para a empresa que presa pela qualidade do serviço, mas também pela economia dos gastos.
Um pouco sobre o podcast
Para quem ainda não conhece e não tem muita familiaridade com o podcast, vamos dar uma breve explicação para que você entenda melhor sobre essa mídia que vem crescendo a cada dia no mundo inteiro.
O podcast é considerado atualmente, um novo modelo de rádio, ou seja, ele é produzido apenas em formato de áudio, mas como uma pegada muito mais atual e moderna.
Ele é dividido por assunto, e cada podcast possui um episódio, como se fosse uma série no Netflix, e você pode escolher qual episódio você quer assistir. Essa tecnologia é chamada de on demand, por isso citamos que a pegada é atual.
Quem já escutou rádio pelo fone de ouvido sabe como é prático estar ouvindo sua rádio preferida enquanto realiza outras atividades.
Com os podcasts funcionam da mesma maneira. Como normalmente as pessoas costumam escutar o podcast no caminho para o trabalho, no próprio trabalho, ou realizando outras atividades, é só pegar o fone e começar a ouvir!
As facilidades do podcast
Usar o podcast no processo de onboarding é muito prático, tanto para o colaborador quanto para a empresa.
Como já vimos que o podcast pode ser escutado como uma rádio através de um celular, então você já entendeu que qualquer pessoa pode escutar os episódios estando em qualquer lugar, basta o celular e os fones de ouvido.
Sendo assim, você disponibilizando um podcast com episódios divididos em partes para os novos colaboradores, eles irão poder escutar no trabalho, indo e vindo do trabalho, e entre vários outros lugares.
Essa facilidade de comunicação é muito importante, porque sabemos como o tempo é precioso atualmente. O podcast no processo de onboarding de uma empresa trás essa facilidade para ambos os lados.
O que deve ser no podcast para onboarding?
Como os podcasts são divididos por assuntos, você pode ter um podcast abordando cada tópico da sua empresa.
Explicar as políticas de segurança da empresa, as normas e prevenções em relação a saúde ocupacional, os valores da empresa e entre outras informações importantes são bons temas para ter em seu podcast.
Sendo assim, você pode dividir seus episódios de acordo com o assunto, veja abaixo um exemplo sobre o assunto saúde do trabalhador.
- Episódio 1: O que são riscos ocupacionais e como prevenir.
- Episódio 2: Você sabe o que é LER? (lesão por esforço repetitivo).
- Episódio 3: Entenda mais sobre ergonomia no processo de trabalho.
Esses foram só alguns exemplos, mas você pode acrescentar diversos outros temas de acordo com o seguimento da sua empresa.
O podcast no processo de onboarding de uma empresa é interessante porque o colaborador novo pode acessar no momento que for mais conveniente para ele, o que é ainda mais prático, porque assim, o processo é mais otimizado.
Conclusão
Agora, você já entendeu a importância do podcast no processo de onboarding para uma empresa, e além de importante, é uma ferramenta que irá facilitar seu trabalho, sem perder a qualidade das informações que serão passadas.
Por isso, se você quer investir em otimização de tempo e economia para sua empresa, pense no podcast. Será uma excelente experiência para você e para o colaborador novo!
Se você gostaria de entender melhor como sua empresa pode se beneficiar desse formato, converse conosco. Estamos à disposição por email no [email protected] e pelo WhatsApp.