Quando falamos sobre marketing, estamos falando diretamente sobre como conseguir mais clientes através de uma estratégia, e usar o podcast para divulgar sua empresa pode ser essa estratégia!
Além disso, nos dias atuais, quanto mais utilizamos estratégias inovadoras para uma empresa, mais resultados positivos nós teremos. E o podcast é uma ideia criativa e atual, e que possui ótimo engajamento.
Apesar do podcast ter sido lançado há mais de 10 anos, ele tem estado muito em alta nos últimos tempos.
Sendo assim, vamos falar neste artigo um pouco sobre como você pode usar o podcast para divulgar sua empresa. Continue neste artigo até o final para entender melhor sobre o assunto!
O que é um podcast?
Antes de começarmos a falar sobre como usar o podcast para divulgar sua empresa, vamos entender melhor do que se trata um podcast.
Como vimos, o podcast surgiu há um pouco mais de 10 anos, e ele se parece com uma espécie de rádio ou algum programa para reproduzir áudios.
Muitas empresas grandes usam o podcast para ter um público fiel e engajado. O G1 por exemplo, possui vários programas de podcast, veja alguns abaixo:
⦁ O Assunto, que é apresentado pela jornalista Renata Lo Prete.
⦁ Isso é Fantástico, apresentado pelo jornalista Murilo Salviano, mostrando reportagens do programa Fantástico através de áudios.
⦁ Bem Estar, sob o comando da Michelle Loreto, apresentando vários assuntos sobre saúde.
Então, de maneira mais simples, o podcast é um formato de mídia feito para divulgar informações sobre vários assuntos, e você pode escolher o que quer ouvir de acordo com os assuntos do seu interesse.
Por que o podcast se tornou tendência?
O podcast é uma ferramenta considerada “On Demand” ou seja, o usuário pode escutar o podcast que quiser, na hora que quiser e onde quiser. Além disso, existem podcasts de diversos temas. Vimos acima alguns temas sobre notícias no geral e saúde, mas existem outros temas, como por exemplo:
- Assuntos educacionais
- Desenvolvimento pessoal
- Assuntos financeiros e sobre economia
- Assuntos religiosos
- Assuntos sobre games
- Programas de humor
- Programas políticos
Sendo assim, o podcast pode até ser comparado com um canal no Youtube, porém, em formato de áudio.
Um canal no Youtube normalmente mantém uma rotina de postagens, como por exemplo 1 ou 2 vídeos por semana. E com o podcast funciona da mesma forma. Além disso, muitos celulares atualmente não possuem mais a função rádio, e o podcast é uma ótima opção para ser uma espécie de versão mais atual dos antigos rádios.
Mas e agora, como usar o podcast para divulgar minha empresa?
A primeira coisa a se fazer se você quer usar o podcast para divulgar sua empresa, é ter clareza sobre os assuntos que você irá abordar no seu podcast, que normalmente, precisam ter relação com o seu ramo de negócio.
Como exemplo, temos o podcast Primo Rico, que também é um canal no Youtube. Nesse canal e no podcast, são abordados assuntos financeiros, relacionado com a empresa Rico Corretora, que é uma empresa que investe em ações da bolsa de valores, por exemplo. O segundo passo, é criar um bom conteúdo para os podcasts. Pense também nessa ferramenta como se fosse um blog. Da mesma forma que um blog tradicional precisa ter um bom conteúdo, o podcast também.
O conteúdo precisa ser útil para quem está escutando, ou seja, ele precisa acrescentar alguma coisa na vida da pessoa. Além disso, ele precisa deixar claro sobre o que se trata sua empresa.
Incluindo o podcast na estratégia de marketing
Depois de te clareza sobre quais assuntos você irá abordar no podcast, é preciso também entender que, o mundo está cada vez mais inovado e modernizado, e as pessoas gostam de atualidades.
Sendo assim, o ideal é que você encaixe seu conteúdo em temas da atualidade, por exemplo, se sua empresa é do ramo dos games, faça podcasts falando sobre os jogos mais atuais e convide algum jogador para participar da gravação.
Agora, se sua empresa pertence ao ramo da saúde, você pode abordar temas como alimentação saudável, saúde mental, que são temas em alta. E assim por diante, de acordo com o seu nicho de mercado.
O que eu preciso para fazer um podcast?
Partindo do princípio de que o podcast é uma mídia de áudio, então uma das coisas mais importantes para as gravações desses áudios, é um microfone de qualidade.
É importante que você preserve a qualidade do áudio, porque é através dele que as pessoas irão se interessar pelo o que você tem a dizer, e quanto mais de qualidade ele for, mais confortável será para o ouvinte.
Um outro detalhe muito importante, é decidir também onde o podcast será gravado. Precisa ser um local calmo e silencioso.
Além disso, também é importante que o podcast tenha uma boa edição, assim como os vídeos de canais no Youtube, para que os ouvintes não vejam seus áudios como áudio amadores.
Onde postar meus podcasts?
Para que você possa usar o podcast para divulgar sua empresa, o ideal é que você poste os áudios nas plataformas mais usadas pelos ouvintes.
Existem várias ferramentas para você postar, mas pense como o seu cliente, imagine que você use uma plataforma para escutar música, não é muito mais prático usar a mesma plataforma para escutar podcasts?
Esse é o caso do Spotify, que é um dos aplicativos mais utilizados para escutar música, e ele também é muito usado para escutar podcasts.
O Deezer também é um aplicativo muito utilizado para ouvir músicas e podcasts, então também é uma ótima opção.
Além desses, existem alguns outros como:
Conclusão
Se você chegou até aqui, é porque já entendeu que soluções inovadoras são ótimas opção para o marketing do seu negócio, e usar o podcast para divulgar sua empresa é uma excelente estratégia.
Além disso, não precisa ficar preocupado, o podcast está muito em alta, e pretende ficar no topo das mídias por muito tempo, o que permite que ele seja cada vez mais inovador. Sendo assim, pense no podcast como um investimento para os seus negócios e use o podcast para divulgar sua empresa!
Se você gostaria de entender melhor como sua empresa pode se beneficiar desse formato, converse conosco. Estamos à disposição por email no [email protected] e pelo WhatsApp.