O Brasil, atualmente, está em segundo lugar na produção de podcasts do mundo inteiro, perdendo apenas para os Estados Unidos. E, entre as maiores produções de podcast, está o podcast para empresas.
Muitas pessoas podem até pensar que o podcast não vale apena, por se assemelhar a uma rádio, mas não é isso que dizem as pesquisas.
Antes, o Brasil estava na décima posição em relação aos downloads de podcasts, e em pouco tempo, passou para a segunda posição, ganhando o coração e principalmente os ouvidos de muitos internautas.
Por isso, trouxemos a este artigo, alguns motivos para sua empresa ter um podcast, e como isso é benéfico para seus negócios.
Continue com a leitura até final para entender mais sobre podcast para empresas.
1 – Baixo custo de investimento
Todo empresário gosta de ter qualidade com economia, não é? Os conteúdos através do podcast somam exatamente esses dois itens: qualidade e economia.
Os episódios do podcast são muito comparados aos canais do Youtube, porém, para gravar um vídeo, é necessário muito mais recursos, como câmeras, microfones, equipamentos para controle de luz e etc.
Já para gravar um podcast, é necessário apenas um microfone de qualidade para que o áudio possa sair perfeito na gravação.
O baixo investimento é muito atrativo para começar a produção de podcast para empresas.
2 – Alto alcance e facilidade de acesso
Com a correria do dia a dia, as pessoas preferem ter acesso a ferramentas práticas, que podem ser utilizadas a qualquer momento.
Assistir um programa de TV, ver um vídeo ou até ler livros, revistas e artigos de blogs, exigem muita atenção, e com o podcast, fica muito mais fácil ouvir apenas com o fone de ouvido enquanto você realiza outras atividades ao mesmo tempo.
Normalmente, a maioria das pessoas ouvem podcast pelo celular enquanto estão no transporte público indo para qualquer lugar, ou fazendo afazeres dentro de casa.
Isso quer dizer que cada vez mais internautas estão aceitando com mais facilidade a alternativa do podcast à outros meios de divulgação de conteúdo.
3 – Nicho específico
Se você tem uma empresa que trabalha com ecologia e movimentos sustentáveis, logicamente você terá assuntos específicos também para abordar em seu podcast.
Sendo assim, você irá atrair o público certo, muito mais específico e muito mais direcionado e interessado pelo o que você tem a dizer.
Esses ouvintes, que já estão interessados pelo os assuntos que você aborda, consequentemente se tornarão ouvintes fiéis ao seu programa de podcast para empresas.
Além disso, é muito mais interessante quando um podcast foca em assuntos específicos, e não assuntos muito variados, que saem do foco do seguimento da empresa.
Atingir o público certo é uma estratégia de marketing que trás muitos resultados.
4 – Fidelidade dos ouvintes
O podcast, mesmo que seja podcast para empresas, fala diretamente com o ouvinte. A sensação de ficar apenas ouvindo um áudio trás muito mais proximidade com o ouvinte do que através de vídeos, por exemplo.
Isso, porque quando estamos usando apenas um sentido (que nesse caso é a audição), focamos 100% nele, diferente de quando usamos mais de um sentido, onde dividimos a atenção, no caso dos vídeos, usando a audição e a visão.
Essa proximidade criada através dos áudios, transforma ouvintes comuns, em ouvintes fiéis, que se sentem conectados com você, com o seu podcast e com os assuntos que você aborda.
Além disso, ouvintes fiéis são potenciais clientes. De acordo com uma pesquisa realizada com ouvintes de podcasts, mais de 50% deles já compraram algum produto que foi divulgado através de podcasts.
Sabendo desse dado, é ou não é vantajoso ter um podcast para empresas?
5 – Inovação
A inovação é uma ação que toda empresa deve realizar. Acompanhar o mundo e suas tendências é essencial para se manter de pé no mercado.
Sendo assim, o marketing de conteúdo é uma forma inovadora de divulgar seu trabalho, porém, esse marketing de conteúdo vem mudando e se inovando a cada dia que passa.
As pessoas costumam usar blogs, canais no Youtube, postagens em outras redes sociais, e atualmente, o podcast.
Como já vimos anteriormente, ele tem sido muito bem aceito pelos usuários de internet pela sua facilidade de acesso.
Nesse sentindo, é preciso sempre estar inovando. Uma empresa que mostra ser atual, que acompanha as tendências e inovadora, tem muito mais visibilidade diante de outras que se conformam com o tradicional.
6 – Variedade de formatos
Os podcast podem ser gravados em vários formatos, como por exemplo:
- Em forma de entrevista
- Em forma de debates
- Em forma de narrativas, como uma história ou conto.
Sendo assim, fica fácil você adaptar o seu programa de podcast para empresas de acordo com seu nicho e os ideais e valores de seus negócios.
Além disso, você tem liberdade para criar o conteúdo no formato que você, não se prendendo apenas a um formato específico.
7 – Maior conexão com o público
Como você já viu mais acima, o áudio cria uma proximidade e uma conexão maior com quem está escutando. Sendo assim, seu público irá se sentir muito mais conectado com a sua marca.
Além disso, essa conexão criada com o público favorece a criação da personalidade e autoridade da marca, facilitando também, o tão famoso contato mais humano que as pessoas preferem.
8 – Facilidade para criação de conteúdo
Escrever um texto sobre um assunto o qual você não domina, pode ser uma tarefa muito difícil, exigindo algumas pesquisas.
Mas pense que, em seu programa de podcast para empresas, você irá criar um conteúdo sobre a sua empresa, ou seja, que você tem o completo domínio sobre ele.
Ou seja, quando a gente fala sobre assuntos que a gente domina, o conteúdo sai com muito mais fluidez, e isso também ajuda a trazer autoridade para sua marca.
Conclusão
Se você chegou até aqui foi porque entendeu como o podcast para empresas pode ser uma ótima estratégia de marketing, tanto para fidelizar seus clientes, como para atrair novos clientes.
Sendo assim, invista em conteúdos de qualidade para o podcast e não fique para trás, torna sua empresa inovadora, acompanhando as tendências e tenha mais visibilidade no mercado!
Se você gostaria de entender melhor como sua empresa pode se beneficiar desse formato, converse conosco. Estamos à disposição por e-mail no [email protected] e pelo WhatsApp.